Qual a diferença entre acidente e incidente de trabalho?

Muitas vezes, ainda mais quando se trata de segurança do trabalho, os dois termos se confundem.

Para elucidar de maneira mais clara essa dúvida, o incidente é um evento fortuito e não planejado, mas que pode levar a um acidente. Enquanto o acidente ocorre no processo laboral e ocasiona algum tipo de lesão corporal ou perturbação que, como consequência, pode reduzir ou reprimir a capacidade laboral do trabalhador.

Por exemplo, se um trabalhador carregamento uma caixa de equipamentos até o próximo setor deixa cair a caixa, sem se lesionar ou causar prejuízo ao equipamento ou ao local, considera-se um incidente. Algo que não foi planejado e poderia ter levado a um acidente.

Se no mesmo processo, o trabalhador derruba a caixa que lesiona seu pé, trata-se de um acidente pela existência da lesão.

O acidente ainda pode acontecer de forma impessoal, quando não há existência de vítima mas o local apresenta danos materiais, ou até mesmo o acidente de trajeto, que ocorre quando o trabalhador está no itinerário entre sua residência e o local de trabalho ou vice-versa, independente do método de locomoção utilizado.