Você conhece a Lei Lucas?

Por Bruno Garzin

A Lei Lucas (13722/18) foi sancionada no dia 04/10/2018. Essa lei obriga as escolas, públicas e privadas, e espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros.

A necessidade dessa lei ficou evidenciada depois de um acidente que ocorreu com Lucas Begalli, uma criança de apenas 10 anos de idade, que perdeu a vida em um simples passeio escolar. O motivo foi uma asfixia mecânica que ocorreu em questão de minutos. Ou seja, ele se engasgou com um pedaço de salsicha do cachorro-quente que serviram no lanche.

Infelizmente a vítima não recebeu os primeiros socorros de forma rápida e adequada pois não havia profissionais qualificados neste tema em sua escola. Essa fatalidade certamente poderia ter sido evitada se houvesse preparo e treinamentos periódicos pelas pessoas responsáveis pelo evento.

Por causa do seu filho único, Alessandra Begalli – mãe do menino Lucas – se mobilizou para lutar por uma causa até então inexistente na legislação brasileira. Ela não se conformou com a situação de morte do filho. Afinal, se houvesse pessoas treinadas na escola — pelo menos para os primeiros socorros — ele poderia ter sido salvo. Assim surge a Lei Lucas.

O que você, que tem filhos, precisa saber sobre essa lei?

A Lei Lucas é voltada para profissionais e funcionários de espaços de infância e escolas. Mas este tema não se limita somente nos espaços de educação, ele deve ser tratado em todas as organizações, públicas e privadas – Conforme requisito da IT-17 para validação do AVCB. Como diz o ditado “melhor prevenir do que remediar”, separei algumas dicas para vocês:

  • A Lei Lucas exige treinamento dos profissionais de infância a cada dois anos. Procure informações se a escola ou espaço de recreação que a criança frequenta tem a equipe treinada para oferecer o primeiro atendimento. E sim, essa lei inclui buffets infantis também;
  • Aprenda como oferecer os primeiros socorros e seja um exemplo. Converse com as crianças sobre esse tema em casa. Além disso, também procurem conversar sobre a prevenção e cuidados básicos que as crianças precisam saber. Ensine seu filho a discar os telefones de emergência em um celular bloqueado. Assista o vídeo de como praticar a manobra de Heimlich;
  • Pergunte na escola do seu filho qual o procedimento (PAE);

adotado em casos de acidentes;

  • Tenha um kit de primeiros socorros em lugar de fácil acesso em sua empresa/casa;
  • Brinque com seu o filho onde as ações de primeiros socorros são parte da diversão. Sugira que a escola faça o mesmo;
  • Treine periodicamente os seus colaboradores para que situações como a do menino Lucas não voltem a acontecer.

A ABC Medseg possui profissionais capacitados e qualificados no tema. Entre em contato conosco e saiba mais.

Acompanhe também nosso site e mídias sociais. Toda semana há um tema novo sobre saúde, segurança e Medicina Ocupacional para deixar a sua empresa por dentro do que acontece no mundo da prevenção.